Páginas

Quem Somos?

 Quem somos ?
A Rede OPA - Orçamento e Participação Ativa – é uma rede de adolescentes que luta pelos direitos das crianças e adolescentes garantidos em Lei, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente, através de controle social do Estado e do exercício do direito à participação.


Como surgiu?
A Rede OPA surgiu em 2005, a partir  de um grupo de adolescentes que havia participado do projeto “ Criança em Ação, orçamento com participação”, realizado pelo CEDECA Ceará. Desde seu surgimento, em 2005, a Rede OPA tem ampliado sua discussão para temas como cidadania, democracia e participação, entre outros, passando a desenvolver atividades nesse tema principalmente através de intervenções políticas culturais, utilizando, por exemplo, a dança, o teatro e o desenho como formas de difundir suas idéias; sem esquecer da participação direta nos espaços democráticos, como o processo do orçamento participativo.

Nossos Objetivos...
A Rede OPA luta pelos direitos da infância, principalmente através do incentivo a participação das próprias crianças e adolescentes na defesa de seus direitos e do monitoramento das políticas públicas garantidoras desse direito; utilizando sempre uma metodologia dinâmica que respeite a linguagem do adolescente, principalmente através da arte; buscando dar efetividade ao direito à participação garantida no Art. 16, VI do Estatuto da Criança e Adolescente: “participar da vida política na forma da lei”.


Atividades...
Além das atividades de formação em parceria com CEDECA Ceará, nas quais busca capacitar seus membros para as demais ações, a Rede OPA atua no monitoramento das leis orçamentárias de Fortaleza (PPA, LDO, LOA), lutando pela participação efetiva dos adolescentes na sua formulação; realiza  seminários  e oficinas sobre questões ligadas aos direitos da criança e do adolescente; além de participar de atos e manifestações dos movimentos sociais de Fortaleza.


O que fazíamos?
# Oficinas temáticas
# Oficinas artísticas;
# Diagnóstico da cidade;
# Análise e estudo do orçamento;
# Manifestações.

Estratégias de Trabalho
# Capacitações temáticas sobre orçamento público,direitos, participação, gênero,  educação,  artes, cultura, entre outras…
# Manifestacões
# Campanhas, por exemplo,a Campanha voto consciente.
# Oficinas lúdicas
# Diagnósticos participativo

5 anos depois...

Algumas Questões para o debate:
# Nossos princípios norteadores ?
# Nossas bandeiras ?
# Nossas lutas ?
# Como nos organizamos?


Princípios e valores:

·                     Somos uma rede formada por adolescentes
·                     Respeito à diferença
·                     Educação de pares
·                     Arte-educação
·                     Discussões  e decisões
·                     feitas Coletivamente
·                     trabalhamos através do controle social do Estado e do exercício do direito a participação
·                     participação
·                     Discussões  e decisões
·                     feitas Coletivamente

Nossas Bandeiras:
·                     Orçamento público
·                     Enfretamento à violência
·                     direito à Participação
·                     Educação

Nossas Lutas:

·                     Participação política de crianças e adolescentes nos espaços democráticos (orçamento participativo, PPA, na comunidade, na escola, família).
·                     Efetivação dos direitos garantidos pela ECA
·                     Contra extermínio da juventude